O primeiro dia do gatinho em casa
Quando adquirir um gatinho e for levá-lo para casa use uma caixa de transporte. É a forma mais segura para si e para ele. Assim, o gatinho sentir-se-á seguro e abrigado, já que nunca saíu de casa antes e portanto, nunca se afastou da sua mãe e irmãos e isso deixa-o muito assustado e stressado. Planeie bem para que esta viagem até o novo lar seja o menos stressante possível e rápida. A caixa pode ser encontrada em qualquer loja de animais. existem vários tipos, escolha uma espaçosa, arejada e fácil de ser lavada. Use uma toalha limpa no fundo quando for transportar o seu gatinho.
Adaptar gatinhos novos a uma nova casa só requer amor e paciência. É melhor ter 2 gatinhos a ter um só, porque um faz companhia ao outro e brincam juntos, dando menos trabalho. Como os gatos não dão praticamente nenhum trabalho e poucas despesas, não há razão para ter apenas um. Eles sentirão falta da mãe e irmãos, por isso devemos ser pacientes e carinhosos, principalmente nos primeiros dias, para que se sintam bem e seguros no novo lar.
Às vezes os gatinhos não querem comer nos primeiros dias, até que se acostumem com o novo lar. É bom deixar sempre à sua disposição uma vasilha com leite.
Alguns filhotes levam algum tempo para se acostumarem com os seus novos donos. Se mora numa casa, mantenha-o preso dentro de casa logo nos primeiros dias, assim ele não poderá fugir. Fale gentilmente, e aproxime-se com calma. Paciência e gentileza são a fórmula para cativar a amizade do seu gatinho.
- É mais fácil introduzir um filhote do que um gato adulto, num local onde já haja um gato adulto. Muitas vezes o mais velho assume o papel de pai ou mãe, tomando conta do mais novo.